Praca Conceito Consciente
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
ALAILSON R. DA SILVA JUNIOR – B29GAB-0
ANA MARIA M. TAVEIRA – B5069H-8
GISELLE DE C. GONÇALVES – B33361-8
LUANA ROSA DE OLIVEIRA – B282HB-2
LUISA SANT‘ANA MORAES – B83EDE-8
STEPHÂNIA FERRAZ PORTO- B28571-0
TALLES GUSTAVO F. COSTA – B30CII-5
Levantamento de dados
Praça Conceito Consciente
GOIÂNIA-GO
2014
Praça Conceito Consciente
Estudo de caso
Goiânia é a cidade mais arborizada do País e a segunda no mundo. A capital goiana perde, apenas, para Edmontonm no Canadá, que detém a concentração de 100 m² de árvores por habitante. A interferência no microclima, proteção do solo e alimenta o lençol freático. Por isso, a presença de áreas verdes está diretamente relacionada á qualidade de vida da população.
Reconhecida internacionalmente pela grande quantidade de áreas verdes, a capital do Goiás é hoje a capital brasileira com melhor qualidade de vida, segundo o IBGE. Em 2013, Goiânia recebeu a primeira praça com conceito sustentável. A ideia surgiu com intuito de inspirar a população ao fazer uma construção no espaço público baseado em princípios ecológicos.
A Praça Consciente, foi projetada pela empresa Consciente Construtora e Incorporadora em parceria com a Prefeitura de Goiânia, e foi a primeira praça sustentável de Goiânia. O projeto é consequências das ações socioambientais desenvolvidos pela Consciente e uma evolução da Calçada Consciente, um dos projetos sustentáveis de destaque da Construtora, fazendo uma relação com o conceito de Sustentabilidade, onde se comunica não só com o meio ambiente, mas também com os aspectos econômicos, sociais e culturais da sociedade. Sendo assim, percebesse que a praça está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e os tipos de materiais, sem agredir o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma inteligente para que se mantenham no futuro.
Localizada na Rua 27 com a T-50,