Pr Tica Hospitalar
A prática da psicologia no hospital é considerada como uma variante da prática clínica, o que diferencia desta última é o setting, o tempo e muitas vezes o foco.
É um trabalho especializado que visa promover a saúde, realizar a prevenção e oferecer assistência integral aos pacientes no hospital (CABRAL, 2007). No hospital é importante estabelecer o vínculo com o paciente logo no primeiro contato, mas muitas vezes isso não será possível.
Dentro do hospital as dificuldades que o psicólogo encontra são variadas, deste da resistência da equipe e/ou do paciente, até obstáculos relacionados a infra-estrutura, como ter que atender paciente no corredor. Mas isto são detalhes que o psicólogo hospitalar deve aprender a lidar.
Ainda assim, a psicologia no hospital é extremamente importante, pois muitas vezes é apenas com a visita do psicólogo, que o paciente encontra um espaço acolhedor, onde pode verbalizar seu sofrimento e assim minimizá-lo durante o período em que ficar hospitalizado, se possível.
Os conhecimentos que o psicólogo deve possuir para atuar no hospital são basicamente ter conhecimentos teóricos de alguma abordagem psicológica, para embasar seu trabalhar, conhecer um pouco sobre o doença de seu paciente, e entender sobre a função da enfermeria, do médico, do assistente social e de outros profissionais. E principalmente ter conhecimentos em entrevista clínica, saber como direcionar o atendimento, pois o psicólogo está lá para que o paciente diga ao psicólogo quem ele é, portanto, o psicólogo deve saber ouvir sem as interferências da fala da equipe médica sobre o paciente.
Um cuidado importante que o psicólogo deve ter é de saber escutar, o paciente vai verbalizar sobre seu desconforto e suas fontes de preocupação, e o psicólogo deve ouvir atentamente e pontuar sobre o que o paciente lhe diz, sempre pedindo maiores esclarecimentos. Por exemplo, quando um paciente diz que é triste estar doente, o psicólogo não deve assumir que é por causa