Resenha O Significado S Cio Hist Rico Da Profiss O

280 palavras 2 páginas
Nesse texto de Maria Carmelita Yasbek,a autora aborda três temas relativos ao profissional do serviço social:Serviço Social no processo de reprodução das relações Social;O processo de instituiciolização e legitimação da profissão no Brasil;As demandas e particularidades no trabalho profissional na sociedade brasileira. No primeiro tema a autora aborda a questão política na profissão,relatando no seu ponto de vista a importância do poder público no cotidiano da profissão e fazendo uma reflexão que se tem que trabalhar a favor dos interesses da população;não esquecendo o objetivo central da profissão que é o trabalho coletivo. Já no segundo tema baseando-se na história da profissão que teve início aqui no Brasil nos anos 30,onde se iniciou também as primeiras escolas de serviço social no Brasil,a autora faz citações da importância da igreja e do Estado na legitimação da profissão,colocando o grande reconhecimento da profissão como liberal em 19 de abril de 1949 e a regulamentação legal em 7 de junho de 1993. O terceiro tema aborda a importância do profissional do serviço social nos dias atuais de modo amplo,relata o conjunto da obra do profissional,desde a pequena ajuda a população a grandes práticas assistenciais interferindo direta ou indiretamente na vida de muitas pessoas.

Conclusão:Os desafios que a profissão enfrentou desde o início da sua história,quanto a questão da desigualdade social e os problemas socio-econômicos do país parece que não avançamos muitos passos,mas se vermos por outro anglo,que esses profissionais estão cada dia mais qualificados na questão politica social,vemos um cenário atual de um grande nível promissor para a profissão que segundo a autora alcançou a sua maturidade.

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas