Pr Tica 03 B Juliano
Tecnologia em Alimentos
Prática 03: Uso do bico de Bunsen e testes de chama.
Questões de estudo
1. Por que as zonas da chama gerada no Bico de Bunsen são chamadas de redutora e oxidante? A zona redutora é aquela que fica em uma região intermediária entre o bico de Bunsen e o final da extensão da chama, nesta zona os gases sofrem combustão incompleta devido a uma deficiência de oxigênio. Já a zona oxidante se estabelece na parte superior da chama, onde os gases sofrem combustão total devido a maior disponibilidade de oxigênio.
2. A cor observada nos testes de chama é devido ao cátion ou devido ao ânion de um sal? A cor é devido ao cátion. Quando a energia fornecida pela chama é suficiente para excitar os elétrons de valência do cátion, ao retornar ao estado fundamental esses elétrons emitem radiação com mesma energia que a diferença energética dos níveis.
3. A qual fenômeno pode-se atribuir a cor observada no teste de chama? Qual a relação entre a cor da chama e a estrutura eletrônica dos elementos?
A cor observada no teste de chama é atribuída ao fenômeno de emissão. Quando um átomo recebe energia na forma de calor proveniente da chama, seus elétrons de valência absorvem certas quantidades de energia e se excitam. Ao se excitarem estes elétrons passam a ocupar níveis energéticos mais elevados. No entanto estes estados de mais alta energia são menos estáveis que os de menor energia, assim ao retornar para o estado fundamental os elétrons liberam a energia sobressalente sob a forma de radiação eletromagnética. Essa radiação emitida possui comprimento de onda bem definido que depende da diferença energética entre os níveis eletrônicos de cada átomo, ou seja, a radiação emitida é uma característica particular de cada elemento químico, podendo assim ser utilizada para a identificação de elementos.