Pr Projeto
PROTAGONISTAS OU COADJUVANTES? INVESTIGANDO A INSERÇÃO DO TURISMÓLOGO NA ADMINISTRAÇÃO DO SETOR TURÍSTICO PÚBLICO E PRIVADO NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ.
1. INTRODUÇÃO
A profissionalização é fundamental para o desenvolvimento do turismo em determinada localidade . No Brasil, ocorre um crescimento de cursos técnicos em turismo, assim como ocorre o aumento dos cursos de bacharel em turismo nas universidades.
JUSTIFICATIVA Conforme Dias(2005) o turismo promove a geração de emprego,renda,conservação das belezas do mundo e mudanças sociais positivas,entretanto, a ausência de um planejamento eficaz pode transformar a atividade turística na causa de diversos problemas que afetam a comunidade.
É notória a escassez de produções que discorram a cerca da questão do posicionamento do bacharel em turismo no mercado de trabalho. Isto se dá devido à ausência da regulamentação e também à uma das principais características do turismo, a multidisciplinaridade.
Conforme Yázigi(2011) apud Santos , reconhecer o turismólogo como profissão parece inviável, talvez pela mesma razão que o turismo não pode ser reconhecido como categoria de análise. O autor se refere ao fato de que várias ciências são utilizadas para explicar o turismo e ressalta também que não há uma especificidade para se exercer atividades ligadas ao turismo.
Entretanto, Yázigi(2011) relembra as dificuldades que outros profissionais, como os arquitetos que enfrentaram até o reconhecimento de sua profissão, para enfatizar o quão difícil é o reconhecimento de uma profissão.
3 PROBLEMA DE PESQUISA:
Os bacharéis em turismos atuam na gestão do turismo na cidade de Belém do Pará, ou estão trabalhando apenas no operacional nos empreendimentos na cidade?
5 HIPÓTESES
As empresas não dão oportunidades para o turismólogo atuar como gestor .
As empresas não possuem conhecimento relacionado à importância deste profissional para o desenvolvimento turístico local.
O empresariado conhece