Pr Projeto ambiental
1.INTRODUÇÃO p. 2
2. JUSTIFICATIVA p. 3
3. OBJETIVOS p.4
4. METODOLOGIA DA PESQUISA p. 5
5. CRONOGRAMA p. 6
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ p.8
INTRODUÇÃO – O TRAFICO DE ANIMAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinado à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.
Este trabalho revela que o país apresenta inúmeras dificuldades em relação ao combate e o comércio ilegal de fauna, que existem lacunas entre a real dimensão dessa atividade ilegal e as informações disponíveis acerca do tema, e que este problema envolve diversas características como questões sociais.
JUSTIFICATIVA
O tema aqui apresentado é resultado da observação e preocupação científica com o desrespeito a fauna e flora brasileira, que tem estampado os jornais e revistas todos os dias: Tráfico de animais silvestres. Tal ato é uma apropriação indevida de um patrimônio que pertence ao Poder Público e à sociedade, já que o caput do art. 1º da Lei nº. 5.197/67 determina que o animal silvestre e os seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedade do Estado.
A fauna silvestre é um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, já que é assim que o caput do art. 225 da Constituição Federal classifica o meio ambiente e os elementos que fazem parte dele. Por isso, o país permanece em uma luta constante para preservar e conservar o seu patrimônio natural, que vem sendo explorado de forma irregular.
OBJETIVOS
Esse trabalho tem como objetivo geral analisar a estrutura do tráfico de animais silvestres no Brasil; e como objetivos específicos identificar os principais tipos de tráfico ilegal;