TRABALHO DE F SICA
DE
FÍSICA
Aluna: Samara Ohana.
Turma: 1005.
Professor: Ricardo.
1-)Ideias do Universo Geostático de Aristóteles-Ptolomeu e helioestático de copérmico-Galileu e Kepler.
Fica fácil perceber a diferencia entre o Universo Geoestático de Aristóteles- Ptolomeu e o Universo Helioestático de Copérnico – Galileu e Kepler, quando é possível mostrar ambos universos, lado a lado. O programa é apenas um modelo, no caso não cria exatamente as orbitas dos planetas. Assim o objetivo é mostrar a diferença entre as ideias dos filósofos e não mostrar as suas respectivas trajetórias.
2-) As inconsistências do modelo Aristotélico.
Embora as ideias de Aristóteles explicassem a maioria dos fenômenos astronômicos com relativo sucesso, elas tinham algumas inconsistências:
1. O movimento retrógrado de alguns planetas;
2. O aumento do seu brilho durante seus movimentos;
3. A não uniformidade da trajetória anual do Sol.
3-)As três leis de Kepler.
1ª Lei de Kepler - Lei das Órbitas Os planetas descrevem órbitas elipticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos da elipse.
2ª Lei de Kepler - Lei das Áreas O segmento que une o sol a um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
3ª Lei de Kepler - Lei dos Períodos O quociente dos quadrados dos períodos e o cubo de suas distâncias médias do sol é igual a uma constantek, igual a todos os planetas.
Tendo em vista que o movimento de translação de um planeta é equivalente ao tempo que este demora para percorrer uma volta em torno do Sol, é fácil concluirmos que, quanto mais longe o planeta estiver do Sol, mais longo será seu período de translação e, em consequência disso, maior será o "seu ano".
4-)Relações entre os movimentos da Terra,da Lua e do Sol para a descrição de fenômenos astronômicos(duração do dia/noite,estações do ano,fases da lua,eclipse,mares,etc...)
Nosso planeta se desloca continuamente no espaço. Entre os vários movimentos que descreve, dois se destacam: rotação e revolução