Graute
IFAL
Denys Carllos 10
Adriano 02
Graute
Palmeira dos índios/AL
2012
Instituto Federal de Alagoas
IFAL
Denys Carllos 10
Adriano 02
Trabalho solicitado pelo professor J. Gilberto a turma 213 -A para obtenção de nota para o 1º bimestre.
Graute
Palmeira dos índios/AL
2012
Graute Na literatura técnica em inglês utilizase o termo grout para definir uma argamassa ou um micro concreto fluido, utilizado para o preenchimento de um vazio.
No Brasil, os engenheiros e o mercado da construção reconhecem diferenças muito claras entre qualquer argamassa ou micro concreto fluido e um graute. Para que uma argamassa ou concreto seja considerado um graute é necessário que: Apresente consistência fluida, dispensando o adensamento. Atinja altas resistências iniciais e finais. Apresente expansão controlada.
Outras propriedades particulares de um determinado graute podem ser necessárias em função de cada tipo de aplicação. Grautes são argamassas industrializadas, préfabricadas, de elevada fluidez que garantem o padrão de qualidade da obra. Os grautes apresentam compostos para diferentes situações de uso.
Tipos de graute e nomenclatura:
A classificação dos grautes pode ser feita pelo tipo de aglomerante:
Grautes de base mineral, ou grautes à base de cimento ou, ainda, grautes minerais,
Grautes de base orgânica, ou grautes à base de resina ou, ainda, grautes poliméricos,
Os grautes de base orgânica são materiais de características e usos mais específicos, recomendados para situações especiais em que se exige alta aderência e resistência a cargas cíclicas e dinâmicas, pois não sofrem o efeito de fadiga comum aos grautes à base de cimento.
Os grautes de