Pr Historia
Pedro Gabriel
Pré- Historia: conceito controvertido
A pré historia costumava ser definida como o período compreendido entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e a invenção da escrita.
Esse termo começou a ser usado na Europa no século XIX, pois se acreditava que só seria possível resgatar o passado de uma sociedade caso existissem registros escritos por ela.
A invenção da escrita
A invenção da escrita como marco inicial da história também pode ser questionada pelo fato de não ter ocorrido ao mesmo tempo em todo planeta.
Além disso, se considerarmos o surgimento da escrita como o inicio da história, conquistas como o domínio do fogo, a invenção da roda e a pratica da agricultura ficariam de fora da história da humanidade, pois ocorreram muitos séculos antes da invenção a escrita.
Os primatas
Há cerca de 60 milhões de anos, apareceram na Terra os primeiros primatas. Desse grupo surgiram o gorila, o chimpanzé, o orangotango e os primeiros hominídeos, que deram origem à espécie humana.
A ciência ainda não encontrou uma resposta precisa a respeito de como e quando ser humano apareceu. O que os cientistas sabem é que o surgimento de homens e mulheres foi resultado de um longo processo , que se envolveu não só alterações físicas, mas também culturais, como o modo de viver e agir desses seres.
Os Hominídeos
Um dos ancestrais mais antigo do ser humano pode ter 7 milhões de anos. Trata-se do Sahelanthropus tchadensis . Fósseis de um individuo dessa espécie foram encontrados no Chade, na África, em 2002.
Posteriormente surgiram outros hominídeos do gênero australopitecos. Eles teriam habitado a África entre 4,2 milhões e um milhão de anos atrás.
De modo geral. Os australopitecos tinham braços longos, maxilares salientes e cérebros pequenos. Mas sua principal característica era o andar ereto.
O gênero Homo
Uma das espécies de australopiteco – não se sabe qual – deu origem a um novo grupo de hominídeos, o
Homo.