Historia do crea-pr
Criado em 11 de junho de 1934, o CREA - PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, suas ramificações, como tecnólogos, técnicos industriais, etc. O CREA / PR esta subordinada as regulamentações do CONFEA. O Conselho completa promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 70 mil profissionais registrados. Para isso, o Conselho se faz presente nas principais cidades do Estado, por meio das Regionais de Apucarana, Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, e em 36 Inspetorias. A descentralização dos serviços oferecidos é um diferencial do CREA-PR para agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade. Em 31 de dezembro de 2010, após seis anos de tramitação legislativa e diversas audiências públicas realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UFs. Desta forma, os arquitetos e urbanistas se desligaram do CREA-PR, que passou a se chamar Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
O Conselho tem como propósito: "Resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões das Engenharias, da Agronomia, das Geociências, das Tecnológicas e Técnicas, buscando sua valorização, através da excelência na regulamentação, organização e controle destas profissões".
E a sua Política da Qualidade prevê: O fortalecimento das Entidades de Classe A busca da excelência de nossos produtos e serviços e a melhoria contínua dos processos e procedimentos Defesa dos preceitos éticos no exercício das profissões A presença e a efetiva participação de profissionais