Trabalho De Historia Pr Historia Primeiras Cidades
A origem do ser humano vem sendo discutida há séculos e até hoje não existe um consenso sobre a questão, alguns acreditam na teoria do criacionismo, já outros no evolucionismo.
A teoria do criacionismo consiste em uma crença religiosa de que o homem foi concebido por Deus depois que ele criou o céu e a terra, e que o homem foi feito à sua imagem como consta no texto Bíblico: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”. (...) ¹
Detalhe da obra de Michelangelo 1508/1512 – Capela Sistina, no Vaticano
Para os defensores do criacionismo o que diferencia o ser humano dos demais seres vivos é que o homem não é apenas um corpo vivo e sim um corpo com uma alma espiritual.
Apesar de varias interpretações sobre a origem humana a teoria do criacionismo predominou até o século XIX, mas como aconteceu um grande avanço da tecnologia e da ciência surgiram novas teorias e com isso a consolidação do racionalismo o que acabou com a hegemonia do criacionismo. Foi assim que surgiu a segunda teoria mais contestada do século XIX, a teoria do evolucionismo segundo Charles Darwin.
A teoria do evolucionismo segundo o cientista inglês Charles Robert Darwin consiste na comparação do ser humano com algumas espécies que ele dizia ter semelhanças a nós, ele concluiu que as espécies continham características biologias que por fatores naturais seriam responsáveis pela modificação dos organismos vivos e ao mesmo tempo esses organismos vivos somente viveriam se estivessem mais bem preparados as condições ambientais impostas.
Essa teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência e que ao longo do tempo foram se desenvolvendo. Na sua obra ‘A Origem das Espécies’ por exemplo, ele sugere que o homem e o macaco em razão de suas semelhanças teriam um mesmo ascendente comum.
Evolução do homem segundo Darwin