PPT RAZ O AO LONGO DA HIST RIA

1328 palavras 6 páginas
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO

A razão ao longo da história e seus princípios gerais

Aula 1
• O que é razão ao longo da história?

• Os princípios gerais da razão: identidade, nãocontradição, terceiro excluído, causalidade, razão suficiente "Vivemos em um universo de padrões.
Todas as noites as estrelas se movem em círculos no céu. As estações se sucedem em intervalos anuais. Dois flocos de neve nunca são exatamente iguais, mas todos têm uma simetria hexagonal. [...] A mente e a cultura humanas desenvolveram um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. Nós o chamamos de
Matemática. "
(IAN STEWART).
Ian Stewart

O que é razão ao longo da história?

Juízo e Raciocínio
Nos dicionários encontramos o significado de juízo como bom senso ou como a capacidade de distinguir o verdadeiro do falso.
No entanto, filosoficamente, a inteligência não é só a capacidade de conceber ideias, mas sim de estabelecer relações, e é exatamente isso que chamamos de julgar.

O juízo se encontra em quase todas as operações cognitivas da mente o que torna difícil determinar uma definição exata, no entanto,
Aristóteles diz que juízo é o ato do espírito pelo qual este afirma ou nega uma coisa de outra.
Aristóteles

O juízo é o ato essencial da inteligência. Supõe a abstração e a generalização, uma vez que se baseia em uma noção comum para estabelecer confrontos entre ideias, e assim estabelecer novas construções. A natureza do juízo está ligada diretamente à origem do conhecimento, de como é alcançada a relação de conveniência ou não-conveniência entre as ideias, pela sensação e reflexão. E esta relação está ligada a “crença”.

Mas o que será crença?

A “crença” é a persuasão da verdade, é o elemento essencial do juízo, ou seja, aquilo que se traduz na atitude pela reflexão da relação de conveniência ou nãoconveniência entre duas ideias, resultante de uma operação intelectual.

É costumeiro associarmos as práticas religiosas a crenças, esta associação

Relacionados

  • Glossário de estatística
    34116 palavras | 137 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas