PPRA
Cursos Técnicos
Disciplina: S.S.T.A – III
Curso: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Módulo: 03º - 02º Bimestre
Professor (a): Raferson Pereira Rufino
PRÁTICA INTEGRADORA
P P R A
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este Documento Base se constitui em três partes distintas, porém seqüenciais, quais sejam:
Parte A – Identificação e Aspectos Profissiográficos
Parte B – Laudo de Riscos Ambientais
Parte C – Cronograma para correção e prevenção dos riscos encontrados
O Laudo de Riscos Ambientais constitui a base do trabalho a ser desenvolvido no PPRA, pois além da análise qualitativa e/ou quantitativa das situações de risco encontradas nos ambientes de trabalho, efetuam uma correlação dos dados obtidos com a Legislação Trabalhista e Previdenciária, qualificando, em conformidade com as Normas Regulamentadoras, esses riscos.
A seqüência dos trabalhos a serem desenvolvidos deverá obedecer, necessariamente, às seguintes etapas:
1. Primeira Etapa a. Captação de Dados da Empresa b. Captação de Dados da População
2. Segunda Etapa a. Captação de Dados dos Ambientes de Trabalho (Inspeção) b. Identificação e Reconhecimento da População Exposta
3. Terceira Etapa a. Elaboração do Laudo de Riscos Ambientais a.1. Análise dos Dados Obtidos a.2. Comparativo a Legislação Trabalhista a.3. Elaboração do Documento Base Definitivo b. Elaboração do PPRA (Documento Base Provisório)
4. Quarta Etapa a. Discussão dos Programas Bases Provisórios com a Empresa. b. Definição do Cronograma do PPRA. c. Definição dos Responsáveis da Empresa pela Execução.
5. Quinta Etapa a. Fechamento do PPRA como Documento Base Definitivo 6. Sexta Etapa a. Execução e Acompanhamento do PPRA (SESMT Consultoria) 7. Sétima Etapa a. Auditorias do Desenvolvimento do PPRA - evolução do cumprimento do cronograma - avaliação da aplicabilidade dos programas propostos - avaliação da eficácia dos programas propostos -