PPR - PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
2014
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Programa de Proteção Respiratória para a disciplina de Higiene Ocupacional apresentado ao Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Prof. Narnyo Gardinalle
2014
APRESENTAÇÃO
O Programa de Proteção Respiratória (PPR), tendo como administradora deste Thamiris Rodrigues de Santana, é um programa que reúne medidas práticas e administrativas destinado, de forma obrigatória, a todas as empresas onde é necessário o uso de respiradores pelos funcionários em circunstância dos mesmos estarem expostos, no âmbito de trabalho, a materiais em suspensão (aerodispersóides) e sendo estes demasiadamente prejudiciais à saúde.
No PPR se faz necessárias recomendações de como e de qual Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) utilizar, pois o programa referido tem por escopo comedir doenças ocupacionais que possam vir a serem provocadas com a inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.
A poeira é formada quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula, mais tempo ficará suspensa no ar, permitindo que seja inalada. Exemplos: sílica, amianto, cereais, chumbo, madeira, minérios.
As névoas são originadas quando líquidos são atomizados, pulverizados ou remexidos. Exemplos: pinturas em spray. O fumo se dá através de pequenas partículas formadas com o aquecimento de plástico ou metal. Exemplos: solda, fusão de metais.
Os gases são substâncias que não são líquidas ou sólidas, nas condições normais de temperatura e pressão. Exemplo: oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio.
Os vapores são originados através da evaporação de líquidos ou sólidos. Exemplo: gasolina, solvente de tintas.
METODOLOGIA
Foi