poço 1
As brocas são equipamentos que têm a função de promover a ruptura e desagregação das rochas ou formações. O estudo das brocas, considerando seu desempenho e economicidade, é um dos fatores importantes na perfuração de poços de petróleo.
Bourgoyne classifica as brocas de perfuração em dois grupos:
•
Brocas draga, Figura 4.1 (a), e;
•
Brocas de cones cortantes, Figura 4.1 (b).
Figura 4.1 - Broca draga (a) e broca de cones cortantes (b).
As brocas draga constituem um elemento cortante integral, sem partes móveis, ao contrário das de cones, onde os cones giram em torno de seus eixos enquanto a broca gira em torno do eixo do poço. O mecanismo de perfuração das brocas draga é semelhante ao do arado no solo: formação de sulcos por raspagem. Este tipo de broca inclui as com lâminas integrais de aço, brocas de diamantes naturais e as brocas de diamantes artificiais.
Com o crescente desenvolvimento do projeto de brocas para perfuração, a broca draga com lâminas de aço, que foi a pioneira no método rotativo de perfuração, está atualmente em desuso.
Estudaremos aqui, portanto, as brocas tricônicas e as de diamantes naturais e artificiais.
4.1 BROCAS TRICÔNICAS
As brocas com três cones cortantes são as mais usadas na perfuração rotativa hoje em dia. Este tipo de broca possui três elementos principais: estrutura cortante, rolamento e corpo, conforme pode ser observado na Figura 4.2 (a) e (b), a seguir.
(a)
(b)
Figura 4.2 - Broca tri-cônica de dentes de aço (a) e de insertos de carbeto de tungstênio (b).
4.2 BROCAS DE DIAMANTES NATURAIS
Até cerca de vinte anos atrás, as brocas de diamantes naturais eram consideradas ferramentas exclusivas para a perfuração de rochas duras e abrasivas, explorando as conhecidas propriedades dos diamantes: altíssima dureza; resistência compressiva e condutividade térmica. Entretanto, com os avanços no projeto, nos processos de fabricação e na escolha dos diamantes, esta broca