Balanço Patrimonial
Ativo Passivo
Circulante Caixa Circulante Contas a pagar Bancos Fornecedores Estoques
Realiz.longo prazo Desp.Ant.L.P Exig.Longo Prazo
Permanente Patrimônio Liquido
Investimentos Capital Social
Imobilizado
Diferido
Ativo
Circulante: Correspondem aos bens e direitos que se realizarão no exercício seguinte, ordem decrescente de grau de liquidez. Na auditoria podemos utilizar: contagem de caixa; testes das conciliações bancárias, (saldo do extrato bancário confere com o saldo livro razão, conferência do livro caixa com os saldos de caixa diários); etc.
R.L.P: Correspondem aos bens e direitos realizados apos o exercício seguinte. Na auditoria podemos inspecionar a documentação comprobatória da transação e a conferencia dos lançamentos de acordo com o regime de competência e sua classificação de longo e curto prazo.
Permanente:
Investimentos: Participações permanentes no capital social de outras sociedades, que não se destinam à manutenção das atividades da empresa. Em auditoria podemos citar o exemplo das aplicações financeiras (verificação da conta aplicação financeira e seus rendimentos).
Imobilizado: São classificados neste grupo de contas: os bens e direitos destinados á atividade operacional da empresa. (terrenos; edifícios; máquinas e equipamentos) verificação física dos ativos com o saldo do balanço, conferencia dos documentos de compras.
Diferido: Neste grupo vemos as despesas que contribuíram para formação das entidades. Pegamos o exemplo das despesas operacionais (verificação de documentos)
Passivo
Circulante: Neste grupo encontram-se as obrigações que irão vencer no exercício seguinte. Em auditoria podemos realizar conferencias e análise das contas a pagar no circulante: Fornecedores, salários, impostos.
E.L.P: São classificados neste grupo de contas: as obrigações que irão vencer após o exercício