pozzo
Atividade avaliativa referente às apresentações dos grupos de trabalho em sala de aula e ao estudo do texto “Enfoques para o ensino de ciências” (POZO, J.I; CRESPO, M.A.G. A aprendizagem e o ensino de ciências. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 244-283).
1- Complete o quadro, fazendo uma síntese das ideias do autor.
Enfoque
Conceito
Seleção e organização de conteúdos
Ensino e avaliação
Obstáculos à aprendizagem
Ensino por descoberta
Investigar e reconstruir as descobertas científicas.
O currículo é organizado mais com perguntas do que respostas.
O professor facilita a descoberta dos alunos a partir de atividades guiadas por ele. A função do professor não é dar respostas e sim fazer as perguntas.
O tempo que se leva para essa aprendizagem é lento. Falta de motivação por parte dos alunos. Este método não é tão eficaz.
Ensino expositivo
Transformar o significado lógico em significado psicológico, fazer com que os alunos assumam como próprios os significados científicos.
O currículo vai do assunto mais geral até o mais específico, progredindo cada vez mias.
Explicação do professor com os alunos fazendo as devidas relações do que está sendo exposto. Avaliações conceituais.
Trata-se de uma teoria de compreensão do que uma teoria do aprendizado construtivo.
Ensino por meio de conflito cognitivo
O aprendizado deve ser alcançado por meio de descoberta pessoal dos alunos ou de instrução direta do professor, tornando-se uma posição intermediaria, dita de outra forma.
São núcleos conceituais da ciência, não tendo conteúdos procedimentais ou atitudinais, não difere muito do ensino tradicional.
A mudança conceitual, dos conhecimentos prévios do aluno, ocorrerá como consequência de submeter esses conhecimentos a um conflito empírico ou teórico que obrigue o aluno a abandoná-los em benefício de uma teoria mais explicativa.
Método muito parecido com o tradicional.
Ensino por meio da