trabalho
Faria (2005) considera que: Custos Logísticos como aqueles em que a empresa incorre ao longo do fluxo de materiais e bens, dos fornecedores à fabricação (Logística de Abastecimentos), nos processos de produção (Logística de Planta) e na entrega ao cliente, incluindo o serviço pós venda (Logística de Distribuição), buscando a minimização dos custos envolvidos e garantindo a melhoria dos níveis de serviço aos clientes.
De acordo com Ballou citado por Pozzo(2010): “ O custo total logístico é a soma dos custos de transporte, estoque e processamento de pedido e pleno atendimento do cliente”.
Ainda conforme Pozzo(2010):
A composição do Custo Logístico corresponde à somatória do custo de transporte, do custo de armazenagem e do custo de manutenção de estoque. E esses componentes detalhados são:
Custo de Armazenagem: O custo de armazenagem traduz-se no custo financeiro de todas as despesas para podermos manter todos os materiais na empresa e dos custos e recursos necessários para administrá-los. Em suma, é o custo do dinheiro envolvido nesse sistema.
Manutenção de estoque: Os custos de manutenção de estoque incorporam também as despesas de armazenamento, tais como: altos volumes, demasiados controles, enormes espaços físicos, sistemas de armazenagem e movimentação e pessoal alocado, equipamentos e sistemas de informações específicos. Temos também custos associados aos impostos e aos seguros de incêndio e roubo decorrentes do material estocado. Além disso, os itens estão sujeitos a perdas, roubos e obsolescência, aumentando ainda mais os custos de mantê-los em estoques.
Custo de transporte: É o mais importante de todos, que envolve os custos com as despesas com fretes, todas as despesas relacionadas à movimentação de materiais fora da empresa, depreciação dos veículos, pneus, combustíveis, custo de oportunidade dos veículos, manutenção, seguros, impostos etc.
O Custo Logístico total será o resultado da somatória dos três itens: Custo de