Pozolana
A pozolana é um material inerte que reage com hidróxidos de cálcio na presença de água dando origem a um material aglomerante.
São materiais naturais ou artificiais que, apesar de não terem por si só propriedades aglomerantes hidráulicas, são capazes de se combinar, a temperatura ambiente e em presença da água, com o hidróxido de cálcio, para formar compostos semelhantes aos originados na hidratação do clínquer portland (tipo de cimento). A pozolana é um material com pouca qualidade cimentante, mas quando finamente pulverizada e na presença da água, reage com o hidróxido de cálcio à temperatura normal, formando silicato de cálcio estável com apreciável capacidade cimentante. Dado que as partículas da cinza volantes são esféricas e com superfície específica semelhante à do cimento Portland, a sílica nelas contida fica facilmente disponível para reação. Apesar de poder alterar a cor do concreto, a adição de cinza volantes ao cimento Portland é feita em proporções variáveis de 15% a 40%, obtendo-se uma mistura de boa qualidade ligante. Para além do seu uso em obras submersas, a alta alcalinidade do cimento composto com pozolana torna-o resistente às causas mais comuns de corrosão, incluindo às provocadas por sulfatos de origem atmosférica, em especial as resultantes das chuvas ácidas. Depois de completamente endurecida após o período de cura, as argamassas pozolânicas são mais duras do que misturas semelhantes contendo apenas cimento Portland. Essa dureza deve-se à sua menor porosidade, o que também as torna menos propensa a absorver água por capilaridade e menos atreitas a fragmentação superficial.
2- Produção A produção do material pozolânico, é proveniente da queima do carvão mineral utilizado como combustível em usinas termelétricas. Cada carga recebida é analisada e armazenada em silos metálicos seguindo diretamente para os moinhos de bolas onde é processada a moagem, processo este que