power point E o cérebro criou o homem
... “Eu me aprofundo mais nas origens da mente, nos sentimentos básicos e na consciência”... Entrevista à Folha
O neurocientista, um português radicado nos Estados Unidos
António Damásio fala sobre sua investigação sobre a mente humana em seu livro “O mistério da consciência” Como surgiu a consciência? Quais suas propriedades? E o que a sustenta? Cientistas cognitivos, filósofos seguem na busca de soluções consistentes para essas e outras perguntas. O livro tem duas questões primordiais:
1 – Como o cérebro constrói a mente?
2 – Como o cérebro torna essa mente consciente? Foco do autor. 1ª. Investiga como o cérebro constrói a mente, mostrando a capacidade do cérebro de transformar um padrão neural (ou objeto) em um padrão mental (ou imagem). Ou seja, em um filme.
OBJETO
Música, rosto; dor de barriga;
Experiência estética.
CÉREBRO
IMAGEM
imagem sonora; imagem tátil; imagem de um estado de bem estar.
2ª. Como o cérebro humano constrói uma mente consciente,
Damásio vai investigar como, concomitantemente, o cérebro vai construir padrões mentais (imagens), e também fazer emergir um sentido do self no ato de conhecer. processo mental + processo do self = mente consciente
O que o autor está sugerindo é que, uma coisa é compreender como objetos se tornam imagens mentais, e outra coisa é compreender como sabemos que existe um self ao qual estas imagens estão relacionadas.
Para embasar sua hipótese da mente consciente, Damásio recupera a distinção entre emoção e sentimento. As emoções são observáveis do ponto de visa de uma terceira pessoa (expressão facial, ritmo dos movimentos do corpo) e são quantificáveis (batimento cardíaco, sudorese, etc.).
Os sentimentos são resultados da percepção na paisagem corporal e são acessíveis apenas na perspectiva de primeira pessoa. Assim, a consciência surgiria como um sentimento do conhecer. São os sentimentos básicos que nos permitem ter consciência. Eles são os alicerces da