Povos Indígenas
Atualmente, por meio de mídias sociais estamos mais informados, portanto se tornam mais claras as dificuldades enfrentadas pelas diversas comunidades sociais, entre elas, muito abordada, a comunidade indígena.
Com o advento das manifestações no ano de 2013, foi expressa pela população indígena a insatisfação quanto à efetividade da seguridade de seus direitos deferida pela Constituição Federal de 1988.
Para entendermos melhor os motivos de tais reivindicações podemos nos remeter primeiramente ao histórico político e social dos povos indígenas, a partir dessa abordagem, então, recorrer a leitura e conhecimento de documentos de ordem federal legislativa, que visam a seguridade deste povo, por meio da Constituição Federal de 1988, o Estatuto do Índio e a Legislação Indigenista Brasileira.
Por meio de emissoras de televisão e rádio, jornais e internet, foi levado à população em geral o acontecimento de tais mobilizações, despertando então o interesse e indignação sobre o real motivo dos indígenas de reivindicarem publicamente.
Sob uma visão da seguridade social garantida por meio da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), entender como podem ser realizadas intervenções positivas nos termos da lei.
1 POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UM HISTÓRICO POLÍTICO E SOCIAL
Segundo o Estatuto do Índio,
I - Índio ou Silvícola - É todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se identifica e é identificado como pertencente a um grupo étnico cujas características culturais o distinguem da sociedade nacional;
(Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Título I. Art. 3º).
Pesquisas apontam que no Brasil, a presença da população indígena descendente de povos asiáticos que imigraram para a América, está datada a cerca de 11 a 12 mil anos atrás. Porém o contato com a civilização europeia se deu há apenas 500 anos, com a descoberta das terras brasileiras.
Este contato atingiu de forma negativa a organização cultural dos povos que aqui