Povos indígenas no Brasil
Povos indígenas no Brasil
Índios respectivamente das tribos: assurini[desambiguação necessária], tapirapé, kaiapó, tapirapé, rikbaktsa ebororó
População total
896 900 aproximadamente 0,4% da população do Brasil1
Regiões com população significativa
Brasil, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste
Línguas
274 (Línguas indígenas e Português)
Religiões
Religiões tradicionais e cristianismo
Grupos étnicos relacionados
Povos ameríndios
Os povos indígenas no Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde antes do início dacolonização europeia, que principiou no século XVI. No momento da descoberta europeia do Brasil, os povos nativos eram compostos por tribosseminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura migrante. Muitos dos cerca de 2 000 povos e tribos que existiam no território brasileiro no século XVI morreram em consequência da escravização e das doenças que vieram com a colonização europeia ou foram absorvidos pela sociedade brasileira.
Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a cultura mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, o tabaco, o guaraná, a erva-mate, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o cará, o pinhão, o açaí, a pitanga, a jabuticaba, a mangaba, o cajá, o umbu, o urucum, o jenipapo, o maracujá, a goiaba, o pequi, o amendoim, o mamão,2 o jambu, o jatobá, o buriti, acarnaúba, a juçara, a pupunha, o jerivá, a copaíba, a andiroba, o tucum, o tucumã, a abóbora,3 o feijão, o cambuci etc. Além disso, difundiram o uso darede de dormir e a prática da peteca e do banho diário e frequente (costume este desconhecido do europeu do século XVI4 ).
A população indígena foi amplamente exterminada pelos conquistadores europeus, caindo de uma população de milhões na era pré-colombiana para cerca de 300 000 em 1997, agrupados em cerca de 200 tribos diferentes.