desafiando o gigantes
Festas populares e seus pratos típicos são marcas registradas da cultura brasileira. Nosso país possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas e comemorações que pelos quatro cantos do país exaltam a nossa cultura.
Essas tradições fazem parte da vida de muitas pessoas. Os hábitos do povo conservaram a cultura através dos tempo. Quanto aos pratos típicos, só de falar, dá água na boca! Feijoada, moqueca, churrasco, pato no tucupi, tutu de feijão, acarajé... a lista de pratos é extensa. Em comum, o fato de todos eles serem reconhecidos como receitas de sabor brasileiro. Uma característica da culinária brasileira é ser tipicamente regional.
Essa grande variedades de festas e pratos típicos regionais, é resultado de uma mistura de índios, portugueses e africanos com suas distintas matrizes culturais. Trabalhar essas festividades e sua gastronomia em sala de aula, é uma maneira de trabalhar a geografia, a arte e a história nacional, valorizando essas tradições.
Sugestão de AtividadeA proposta da presente sugestão de aula é desenvolver um trabalho de identificação regional e cultural brasileira através de festividades nacionais, pratos típicos, danças e costumes do folclore regional, onde os alunos possam conhecer um pouco mais das matrizes étnicas e culturais quer formam a identidade nacional.Sugere-se que essa proposta de aula seja desenvolvida de maneira interdisciplinar, trabalhada com o professor de história e artes. A mesma pode culminar em um festival de folclore das regiões brasileiras ou ser desenvolvida junto com uma feira na escola.Para tanto, divida sua sala em grupos, conforme as cinco regiões brasileiras. Cada grupo irá pesquisar: manifestações do folclore; danças típicas; comidas tradicionais; usos e costumes; roupas típicas
E outras idéias que o professor e alunos pensaram.A título de sugestão aqui vão algumas sugestões de festas populares:
Folia de Reis
Festas Juninas