Povos da antiguidade
Povos da Antiguidade
Povos Fenícios
Os fenícios eram povos navegantes que foram responsáveis pela formação de uma rica civilização que ocupou uma faixa do litoral mediterrâneo, a qual era conhecida na antiguidade como Canaã, que adentrava o território asiático até as montanhas do atual Líbano. Desenvolveram uma economia exclusivamente voltada à agricultura. Contudo, graças ao seu posi cionamento geográfico, acabou viabilizando o contato comercial com várias caravanas nômades. No início de sua trajetória, a exemplo de outros povos da Antiguidade, os fenícios tiveram a iniciativa de facilitar a compreensão da escrita desenvolvendo um alfabeto fonético composto por vinte e duas letras. A este povo atribui-se também a invenção da tinta na cor púrpura. Eram politeístas, acreditavam no poder de várias divindades com a força da natureza, especialmente aquelas que garantiam a fecundidade do solo, e que orientavam os navegadores, cada cidade tinham seus próprios deuses. Em função dos diversos contatos comerciais que mantinham com diferentes povos, os fenícios sentiram necessidade de um meio prático para facilitar a comunicação. *
Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores da Antiguidade. Desse modo, comercializavam com grande número de povos e em vários lugares do Mediterrâneo, guardando em segredo as rotas marítimas que descobriam. Como o comércio era a atividade econômica mais importante, a sociedade fenícia dividia-se de acordo com a riqueza.
Os sacerdotes, funcionários e mercadores controlavam a administração das cidades-estados e o comércio exterior. Os trabalhadores livres eram pequenos comerciantes, artesãos, marinheiros, pescadores e camponeses. Os escravos eram pouco numerosos, sendo utilizados em serviços domésticos.
Considerável parte dos produtos comercializados pelos fenícios provinha de suas oficinas artesanais, que