Multideficiência
Neste trabalho pretendemos ajudar as pessoas a compreender e contextualizar a multideficiência e o seu impacto na sociedade, reflectir sobre a educação de alunos e crianças com multideficiência, abordar causas, características, necessidades, estratégias de trabalho, casos de multideficiência e sugestões de intervenção, partilhar as experiências obtidas no âmbito de trabalhos de campo realizados.
Ao longo dos anos o conceito de multideficiência tem apresentado várias alterações, as quais correspondem a diferentes pontos de vista. Ou seja, podemos constatar pela revisão da literatura nacional e internacional que a definição do conceito de "multideficiência" não é consensual, variando consoante o autor e o país. O que une as várias definições é o facto de referirem que as pessoas com multideficiência manifestam acentuadas limitações a vários níveis, têm necessidades muito específicas e requerem apoio permanente. O termo surdocegueira não está incluído nesta definição.
Apenas algumas das definições sublinham o comprometimento ao nível da cognição e da comunicação, como a seguir passamos a apresentar.
Implica um conjunto de duas ou mais incapacidades ou diminuições de ordem física, psíquica ou sensorial.
A multideficiência é mais do que a mera combinação ou associação de deficiências, constituindo um grupo muito heterogéneo entre si, apesar de apresentarem características específicas/particulares.
As crianças com multideficiência constituem um grupo heterogéneo, apresentando dificuldades muito específicas resultantes da conjugação de limitações nas funções e estruturas do corpo e de factores ambientais que condicionam o seu desenvolvimento e funcionamento. Essas limitações dificultam o acesso ao mundo, reduzindo significativamente a procura de informação e afectando as capacidades de aprendizagem e de solução de problemas.
Uma criança multideficiente apresenta um quadro complexo, específico e bastante individualizado, resultante de