Necessidade Educativa
AGRADECIMENTO 2
DEDICATÓRIA 3
PENSAMENTO 4
INTRODUÇÃO 5
A MULTIDEFICIENCIA 6
ETIMOLOGIA 7
TIPOS DE DEFICIÊNCIAS 8
CARACTERISTICAS DA MULTIDEFICIENCIA (SURDOCEGUEIRA) 9
CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA SURDOCEGA 9
CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
AGRADECIMENTO
Agradeçemos primeiramente a Deus, pelo fôlego de Vida e por ter nos dado inteligência para realizarmos este trabalho.
A nossa professora, por nos ter propagado experiencias e saberes, aos demais colegas, pela coragem concedida.
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a nossa Escola (Escola de Formação de Professores de Benguela EFPB) e aos nossos Pais.
PENSAMENTO
“Quem corre por vontade, nunca se Cansa”
Autor: ( Desconhecido)
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho abordaremos um assunto muito comum e conhecido nos dias de hoje, A Necessidade Educativa Especial.
Necessidade designa em psicologia um estado interno de insatisfação causado pela falta de algum bem necessário ao bem-estar.
A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental. Dependendo do país, a educação especial é feita fora do sistema regular de ensino. Nessa abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência não estão incluídas.
O conceito de Necessidades Educativas Especiais passou a ser conhecido em 1978 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao parlamento do Reino Unido, pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales. Este relatório foi o resultado do 1º comitê britânico constituído para reavaliar o atendimento aos deficientes, presidido por Mary Warnock. As suas conclusões demonstraram que vinte por cento das crianças apresenta NEE em algum período da sua vida escolar. A partir