Povos Bárbaros - Visigodos
Período Histórico
Os visigodos são um povo germânico que se originou no leste europeu, sendo uma divisão dos godos e atuou como bárbaros durante o Império Romano, gerando diversas guerras com tal. No ano de 410 d.C, porém, eles conseguiram saquear a cidade. Após o saque, dominaram a região em torno de Toulouse, na França. Alguns anos depois, são derrotados pelos francos e perdem grande parte de seu território. Com a ajuda dos ostrogodos, eles retomam a ocupação da Península Ibérica Romana, a Hispânia, que já havia sido iniciada antes. A partir de mais conquistas nessa região, nasce o reino visigótico de Toledo ou toledano. Até conseguirem conquistar toda a península Ibérica, eles enfrentaram alanos, suevos e vândalos, povos também germânicos.
Neste período, havia uma grande discórdia entre a população e o reino. Os visigodos, eram cristãos-arianos, enquanto os hispano-romanos eram católicos. A partir de 589 d.C, o reino visigodo se torna católico, por meio do rei Recaredo I. Assim, surge uma aliança entre a monarquia e a Igreja. Após a conversão, a Igreja foi de grande influência através dos Concílios de Toledo, reuniões do Estado e da Nobreza onde eram discutidos assuntos religiosos que só podiam ser convocados pelo Rei. Nesta época foram criados grandes textos intelectuais, com destaque especial para o teólogo Isidoro de Sevilha.
No ano de 711, os visigodos foram invadidos por povos mulçumanos, colocando fim à monarquia.
Política
O reino visigótico, independente do Império Bizantino, teve seu inicio com a expansão do povo em direção à península Ibérica.
Mudou de capital diversas vezes, sendo esta a ordem: Tolosa, Narbona, Barcela, e por fim Toledo, onde ocorreu a invasão mulçumana que pôs fim ao reino. Os visigodos derrotaram os hunos sob a liderança de Átila durante o reino de Teodorico I na Batalha dos Campos Cataláunicos, o que consolidou a monarquia. Essa vitória foi conquistada com a ajuda dos romanos, criando um contato entre