portfolio pcp
1- Qual a importância do horizonte de planejamento num sistema produtivo?
A eficiência de qualquer sistema produtivo depende da forma como os problemas são resolvidos, ou seja, do planejamento, da programação e do controle do sistema, mas não só verificar a eficiência é também definir o planejamento e controle da produção, com o horizonte de planejamento, podemos determinar o tempo de produção, quantidade de produção, a demanda, definindo prazo, lucro e enfim reduzindo o grau de incerteza.
2- Por que se faz necessário um “replanejamento” da produção se considerar que já houve o planejamento inicial? Quais fatores interferem neste planejamento inicial que fazem necessário o replanejamento?
O replanejamento se faz necessário, sempre que uma variável importante do plano seja alterada. As influências do mercado, promessas de prazos, previsão de demanda, dados de custos, politicas alternativas, recursos, manutenção.
3- Qual ou quais os motivos que faz do setor de Manutenção uma função de apoio ao PCP?
A programação exige o conhecimento das condições físicas dos equipamentos a serem utilizados, bem como as instalações. Sendo o setor responsável, a manutenção deve informar essas condições ao PCP, onde o mesmo irá programar em conjunto. As funções do pcp é manter os equipamentos e instalações do sistema de produção em perfeito estado de uso, é também responsável pelo ferramental, pela produção de pequenas máquinas e pelas condições ambientais de salubridade e segurança. Outra função do pcp é cuidar das manutenções preventivas, das paradas de máquina, influenciando no tempo de produção e o custo.
4- O que é estabelecido pelo planejamento de processo que resulta em dados e informação ao PCP?
Também conhecido como pp, as funções do planejamento de processo são selecionar e definir os processos a serem executados em uma peça de maneira econômica, de acordo com as especificações do projeto, o documento resultante do planejamento do processo,