Pousadas
Ayrton Portilho Bueno[1]
Carolina Valente de Oliveira[2]
1. Resumo e Abstract:
Pode-se afirmar que o turismo, é um importante configurador do território pós-moderno, sendo os meios de hospedagens um dos elementos mais importantes desta atividade e uma das formas de materialização espacial do turismo, influenciando incisivamente na conformação local.
Dentre as tipologias de meio de hospedagem, existentes em Florianópolis no Estado de Santa Catarina, destacam-se as pousadas, que juntamente com os pequenos hotéis representam 40% dos meios de hospedagem do Estado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH- SC, em 2007, perdendo apenas para os hotéis com 30 a 80 UHs, que representavam 54% dos estabelecimentos. Devido à lacuna existente na área de estudo referente a este tipo de hospedagem, o presente trabalho, visa contribuir e despertar a possibilidade de ampliar este nicho de mercado existente.
Entre os distritos de Florianópolis optou-se pelo do Campeche, uma vez que o mesmo encontra-se localizado no sul da ilha, área que teve seu desenvolvimento turístico posterior ao norte da ilha, apesar de estudos da década de 60 e 70 apontarem a região sudeste da ilha como prioridade de desenvolvimento turístico. Outro fator que caracteriza esta região é o investimento familiar ou de pequenas sociedades, geralmente mais modestos ali do que no norte da ilha, que foi caracterizada por receber grandes empreendimentos.
Além de comprovar a importância das pousadas no cenário atual dos meios de hospedagem de Campeche, através de uma analise quantitativa, buscou-se levantar aspectos que permitam uma análise dos aspectos formais, funcionais, de implantação, socioeconômicos, entre outros, desta alternativa de mercado. Através de pesquisa bibliográfica, do estudo de caso de todas as pousadas do distrito, através de visitas in loco