Poupança, CDB e cdi
O Brasil já teve diversas fases de investimentos, porém os mais comuns predominantemente sempre foram os mais estáveis, o que mostra o perfil de investimento do brasileiro. Ou seja, por mais que os tempos mudem, alguns hábitos acabam sendo passados ao longo dos tempos. O trabalho a seguir é referente a alguns dos principais tipos de investimento no brasil. São eles: Poupança, CDB e CDI. O aasunto proposto foi aprofundado, onde a explicação é dada de forma simples e clara sobre os diversos âmbitos que abrangem os itens mencionados.
INTRODUÇAO
Em economia,investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido. O termo “renda fixa” diz respeito aos investimentos em que se conhece previamente o fator de rentabilidade que será conferido ao valor aplicado. Nesse caso, o rendimento pode ser pós ou prefixado. Os investimentos de renda fixa e os títulos públicos além de possuírem elevada liquidez possuem baixo risco para o investidor, logicamente, ao custo de uma baixa rentabilidade.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil, a poupança é o principal investimento de renda fixa. As cadernetas de poupança são oferecidas a pessoas físicas e jurídicas por instituições financeiras, públicas e privadas, através de contas específicas chamadas de conta poupança, onde os valores depositados tem liquidez diária e sofrem remunerações mensais de acordo com determinações feitas pela legislação brasileira. Atualmente a legislação brasileira determina que os depósitos em caderneta de poupança realizados até 3 de maio de 2012, conhecidos como poupança antiga, devem receber remuneração mensal fixa de 0,5%, acrescidos da TR. Já os depósitos realizados a partir de 4 de