Potências do ilegível
O “entender a mensagem” é um ponto principal para a tipografia, onde é necessário que haja uma identificação entre leitor e o texto, onde a capacidade de compreensão exista como uma ligação de acesso do conteúdo, às idéias de um autor.
O tempo de leitura fica depender da legibilidade e leiturabilidade, o que se refere à facilidade e à clareza de percepção que o leitor tem ao processar um texto no momento em que a qualidade permite identificar e reconhecer caracteres, numa velocidade de que define seu grau de legibilidade, e a duração da leitura, o que é caracterizado com a leiturabilidade, que está ligada ao conforto em ler o conjuntos de palavras que se resume no conteúdo do texto que não ocorre de forma linear.
O fato de o leitor ter uma familiaridade com determinadas palavras auxilia numa leitura mais natural. “Mesmo não percebendo individualmente todos os caracteres de uma palavra, a compreensão se dá automaticamente, onde fica claro que para a tipografia popular com características ilegíveis, que algumas palavras, somente uma palavra ou apenas um caractere só apresentam “significados” quando identificados pelo leitor, na medida em que são observados um a um e comparados com o que o leitor tem como referência.
Ao falar do ilegível da tipografia popular, estamos nos remetendo ao esforço para um reconhecimento, dada através de uma adequação do texto feita pelo leitor que procura atinjir o significado de uma determinada inscrição.,é como se a desordenação lógica se chocasse com a disposição pouco convencional, forçando o leitor a ter que “adivinhar” a identidade de um caractere baseado naquele conjunto, onde muitas vezes é preciso acrescentar algo que falta, ou tenha que corrigir mentalmente uma palavra errada. É uma verdadeira reconstrução visual, um rearranjo, para que seja desvendado o que é ilegível. A educação visual é um fator que contribui para o entendimento natural do texto, mesmo se referindo à tipografia