Pesquisa Criptografia
Prof º kleber
Eduardo Hudson Ribeiro de Jesus – 8641282372
Pedro Luiz Gonçalves da Silva - 8097844980
Lucas Francis Silva Pompeu - 8406132633
Edmar k. Magalhães - 8486216939
Redes de computadores 2
Criptografia
Santo André
2014
CRIPTOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A criptografia é talvez tão antiga quanto a própria escrita, hoje é um dos métodos mais eficientes de se transferir informações, sem que haja a possibilidade de comprometimento do sigilo.
A criptografia já estava presente no sistema de escrita hieroglífica dos egípcios. Os romanos utilizavam códigos secretos para comunicar planos de batalha. Desde então vem sendo muito utilizada, principalmente para fins militares e diplomáticos. O mais interessante é que a tecnologia de criptografia não mudou muito até meados deste século. Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, com a invenção do computador, a área floresceu incorporando complexos algoritmos matemáticos. Durante a guerra, os ingleses ficaram conhecidos por seus esforços para decifração de códigos. Na verdade, esse trabalho criptográfico formou a base para a ciência da computação moderna. No âmbito da computação a criptologia é muito importante para que se possa garantir a segurança em todo o ambiente computacional que necessite de sigilo em relação às informações que manipula. Pode ser usada para se codificar dados e mensagens antes que esses sejam enviados por vias de comunicação, para que mesmo que sejam interceptados, dificilmente poderão ser decodificados.
Mas o que é a criptografia? Explicando de uma maneira simplificada, significa escrever algo de uma forma diferente, através de um código ou regra. Ou seja, a mensagem fica codificada.
RDYS ,RMDSHR, GPO VTO[YPHTSGSFS
O primeiro elemento que usamos para criptografar uma mensagem é um código, que ambos os envolvidos devem conhecer. O código que usei na frase acima foi o seguinte: ao invés de digitar a letra que corresponde ao texto correto, sempre digitei a letra que se