Potência reativa
Neste trabalho abordaremos o assunto potência reativa. Para tanto, será realizada, inicialmente, uma breve explanação, fundamental para a compreensão do tema que será abordado mais adiante, de alguns conceitos básicos de física, tais como: diferença de potencial, corrente elétrica, força eletromotriz, campo magnético e indução eletromagnética. Além disso, serão apresentados componentes de circuitos como: fontes de força eletromotriz, resistores, indutores, capacitores, entre outros.
Nosso objetivo com esse trabalho é apresentar ao leitor o que é potência reativa e de que maneira podemos calculá-la, após entendermos potência ativa, fator de potência, sistemas conservativos e dissipativos e reatância indutiva e capacitiva.
Também é nosso objetivo estudar quais as influências e conseqüências da energia reativa trazidas aos consumidores e fornecedores de energia elétrica, para que possamos responder a importantes questões de como aumentar a eficiência da instalação elétrica em nossas residências; de que forma podemos calcular o valor excedente de energia reativa, o que pode causar um baixo fator de potência e como a potência reativa afeta nossa conta de energia elétrica.
2. INTRODUÇÃO À ELETROTÉCNICA
2.1 Conceitos Básicos
2.1.1 Tensão ou diferença de potencial
Uma carga puntiforme (corpo eletrizado cujas dimensões são muito menores do que as dos outros corpos eletrizados analisados) positiva aproximada, de um corpo eletrizado negativamente ou positivamente, será atraída ou repelida por este corpo, respectivamente. A energia para efetuar este trabalho é denominada energia potencial elétrica. Quanto maior a eletrização do corpo, maior a força de atração ou repulsão.
Dois corpos com diferentes forças sobre a carga puntiforme apresentam diferentes energias potenciais elétricas. Esta diferença de energia é chamada diferença de potencial (ddp) e também conhecida como tensão