Potência Mecânica e Rendimento Senai
Neste trabalho será apresentado o conceito de potência mecânica e rendimento, alguns exercícios de exemplo e também algumas curiosidades em relação a James Watt e James Prescott Joule. O trabalho fala um pouco de como a potência e o rendimento, estão presentes ali o tempo todo, mesmo que sem a nossa percepção.
A Potência é determinada pelo tempo em que um trabalho é levado para se realizar. Se um trabalho é realizado com uma força e leva 20 segundos, e o mesmo trabalho for realizado com uma força diferente e levar 10, o trabalho de 10 segundos exerceu uma potência maior.
Rendimento da máquina é determinado pela potência útil e a potência dissipada. Se uma máquina tiver uma grande potência dissipada, o rendimento da maquina diminuíra bastante.
Potência Mecânica
Na definição do trabalho de uma força não se leva em consideração o tempo gasto para se realizá-lo. Isso significa que o trabalho é o mesmo, quer seja realizado em 1 segundo, 1 hora ou em 1 ano.
Mas alguma coisa muda quando dois trabalhos iguais são realizados em tempos diferentes um atleta que corre 100m em 10s tem uma qualidade a mais que uma pessoa sem treinamento que corre os mesmos 100m em 20s.
Na maioria dos casos práticos, não basta dizer apenas que certo dispositivo é capaz de cumprir determinada função. Às vezes é mais importante definir em quanto tempo ele executa essa função Outro exemplo é o caso de um guindaste. Suponhamos que ele erga uma viga de 1 tonelada a uma altura de 10 metros. Uma pergunta importante que deve ser feita nesse problema é: quanto tempo o guindaste ergue a viga?
Do ponto de vista geral, a potência de um sistema consiste na rapidez com que ele realiza suas atribuições. Quanto menor o tempo para realizar o mesmo trabalho, maior a potência desenvolvida
Dependendo do sistema em estudo, a potência recebe especificações diferentes. Falamos, de potência elétrica nos geradores, de potência térmica nos aquecedores e de potência mecânica quando estudamos