motores eletricos
“Alvimar Carneiro de Rezende”
Constituição de motores trifásicos
Apresentado à:
, instrutor do SENAI Alvimar Carneiro de Rezende
Elaborado por:
Curso:
Manutenção elétrica industrial
Contagem, 28 de 10 de 2011
Sumario
Item
Títulos
Página
1.
Introdução
3.
2.
Desenvolvimento
4.
2.
Constituição de motor
4.
2.
Constituição de motor
5.
2.
Constituição de motor
6.
3.
Anexo
7.
4.
Conclusão
8.
5.
Bibliografia
8.
Introdução
Neste trabelho iremos mostrar a constituição de um motor trifásico, e um pouco de seu funcionamento para demostrar porque a utilização das respectivas peças.
Constituição do Motor
O motor de indução ou motor assíncrono foi patenteado em 1888 por Nikola Tesla e atualmente constitui mais de 90% dos motores utilizados nas indústrias. Trata-se de uma maquina robusta, de fácil construção e por consequência mais barata comparada com outras.
Um motor de indução tem nos enrolamentos do estator e do rotor somente corrente alternada. Pode ser comparado com um transformador em que os enrolamentos do secundário recebem energia por indução.
Os tipos básicos de motores de indução são os trifásicos e os monofásicos. O motor de indução monofásico normalmente potencia baixo, tem grande aplicação, principalmente, em utilização domestica. Por outro lado, os motores de indução trifásicos são utilizados na maioria dos acionamentos na indústria.
O motor é constituído basicamente pelos seguintes elementos:
- um circuito magnético estático, constituído por chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se dá o nome de estator.
- por bobinas localizadas em cavidades abertas no estator e alimentadas pela rede de corrente alternada;
- por um rotor constituído por um núcleo ferromagnético, também laminado, sobre o qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos,