Doenças Emergentes
Introdução
Neste trabalho serão apresentadas algumas das mais importantes doenças emergentes, seus sintomas, como se transmitem e seu tratamento. É de fundamental conhecimento das principais doenças para se prevenir e evitar a contaminação. Os cientistas costumam chamar as doenças conhecidas apenas neste século de emergentes, enquanto aquelas que voltaram a afligir a humanidade depois de um longo período de trégua são chamadas reemergentes ou ressurgentes. Há algumas causas que contribuem para o aparecimento das doenças emergentes:
1. Grandes aglomerados urbanos
2. Migração e viagens internacionais
3. Mudanças tecnológicas e industriais
4. Desmatamento e reflorestamento desordenados
5. Melhoria da qualidade de vida
6. Adaptação e mudanças microbianas Doenças emergentes são doenças cuja incidência em humanos foi aumentada durante as últimas duas décadas ou que poderão ameaçar a humanidade num futuro próximo. O termo se refere a doenças que se espalharam recentemente ou doenças que apareceram recentemente numa área geográfica na qual provocaram problemas de saúde pública realmente alarmantes em local , regional ou global escala como a cólera na América do Sul e a febre amarela no Kenia. Ele também se refere a doenças que foram uma vez facilmente controladas por quimioterapia ou antibióticos, mas desenvolveram resistência. Essas doenças são transmitidas de diversos modos: tanto de pessoas para pessoas quanto por insetos, animais ou através da água ou comida contaminada. Como exemplo apresentamos quatro das mais importantes:
- Ebola vírus: Os primeiros registros ocorreram em 1976 e a descoberta do vírus foi reportada em 1977. Casos ocorridos em aborígenes africanos foram confirmados em quatro países: Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão e Sudão. Em junho de 1997,1054 casos foram reportados para Organização Mundial de Saúde, dos quais 754 foram fatais. Macacos infectados com uma cepa