Potsdamer Platz
(essencialmente DaimlerBenz) na recuperação da cidade de Berlim como capital da Alemanha pós reunificação.
Como formulação, a proposta projetual responde à diversidade programática desejada, à conformação de programas de exceção (cinema três dimensões, shopping-galeria, cassino, casa noturna) e daqueles que se configuram pela repetição (uma quantidade superdimensionada de espaços para escritórios).
http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/e_nobre/reconstrucao_Berlim.pdf
http://em-busca-do-pritzker.blogspot.com.br/2012/10/potsdamer-platz-renzo-piano-proposta.html
http://www.agendaberlim.com/2012/04/29/potsdamer-platz-1/
http://www.agendaberlim.com/2012/06/11/potsdamer-platz-e-o-muro-de-berlim/
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/FAU/Publicacoes/PDF_IIIForum_a/MACK_III_FORUM_IGOR_GUATELLI.pdf
http://nuances-oslugaresdaarquitectura.blogspot.com.br/2008/11/livro-berlim-reconstruo-crtica.html
a
A Praça Potsdamer
Potsdamer Platz foi uma praça em Berlim considerada durante a primeira metade do século XX como um dos maiores centros urbanos da Europa. Em 1838 ganhou mais importância devido a inauguração da estação ferroviária de Potsdam, o local se transforma numa das praças mais movimentadas de Berlim. Localizada em ponto estratégico, a praça se torna em importante elo entre Ocidente e Oriente em plena Guerra Fria, em 1961 com a construção do muro, a vitalidade e união com que a praça ligava os dois opostos é perdida.
Acabada a Guerra Fria, já com o muro destruído, o local de grande importância chama atenção novamente: Era necessário uma readequação do local, que estava completamente destruído. Com a reunificação de Berlim, a zona se transformou em uma ampla área, ideal para ser novamente urbanizada, o que logo ocorreu, com um projeto que traçava novas linhas para a praça.
Com isso, foi elaborado um Plao urbanístico, em 1991 por Hilmes e