reconstrução berlim
A área foi definido pela primeira vez no século 17, quando uma nova muralha foi construída para a linha da borda ocidental de uma praça recém construída público, o Octogon (mais tarde conhecido como Leipziger Platz). A estrada de Potsdam entrou na cidade nesta praça, e os costumes esperando área a oeste do muro foi conhecida como a "Praça em frente Potsdam Gate". Por volta de 1831, a zona de embarque Potsdamer era um centro turístico, com uma estação de trem, hotéis e restaurantes. O distrito ganhou popularidade, e as casas de veraneio anteriormente modestos se tornou um lugar para os ricos, crescendo até ao Bairro Milionários da década de 1830 a 1870. A partir dos anos 1860, os edifícios de quatro andares de apartamentos com lojas no térreo foram construídas ao longo Potsdamer Strasse, tornando a rua um centro comercial.
A área de espera, em Potsdam Portão evoluiu em um cruzamento de tráfego principal. Bicicletas, puxadas por cavalos autocarros e eléctricos, cavalos, carros, táxis, carros de mão, e os peões todos abriram caminho para a praça. A ameaça de tráfego deu lugar a um fascínio com ele no início de 1900. Artigos escritos na época mostraram orgulho e otimismo em ter um cruzamento que poderia comparar com o tráfego em outras grandes metrópoles. Em 1924, a primeira torre de tráfego na Europa foi instalada em Potsdamer Platz.
O aumento Nacional Socialista ao poder, em 1933, mudou severamente o sabor do distrito. Os escritórios de Estado e do partido nazista ocupou o Bairro Milionários. Aqui eles montaram seus Tribunal Popular (um tribunal especial com ensaios rápidos que se seguiu a ideologia nazista, em vez de a lei de costume) e Sede da Eutanásia. Muitas casas foram demolidas para dar lugar a uma avenida enorme pela