Potenciometria direta e titulação potenciometrica de neutralização
Potenciometria ou método potenciométrico de análise química, são métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas (chamada de titulação potenciométrica), ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise.
Por se tratar de um equipamento simples e relativamente barato, sendo constituído de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo para leitura do potencial (potencímetro) a estes ligados, e dispensar o uso de indicadores que podem muitas vezes não serem possíveis de ter sua alteração de cor detectável, tornou-se um método difundido e confiável a ser aplicado nas volumetrias, em química analítica. Por também permitir a determinação direta de determinadas e específicas substâncias, dispensando as vidrarias e reagentes usados em diversas volumetrias clássicas, tornou-se igualmente difundido pelo crescente desenvolvimento e redução de custos da eletrônica.
Objetivo
Medidas potenciométricas. Calibrar eletrodo de vidro utilizando dois tampões e determinar a concentração de em amostras através do método de pontenciometria direta. Medida de pH. Aprendizado da metodologia analítica da determinação de ácidos e bases utilizando a técnica da titulação potenciométrica. Determinar o ponto de equivalencia empregando diferentes métodos de localização de ponto final e aplicação de metodologia.
Materiais e Reagentes
•Potenciômetro com escala de pH(pH-metro) , da marca microNal e modelo B477, equipado com eletrodo de vidro combinando. Agitador magnético, da marca microquímica e modelo MQAMA 301 e barra magnética
•Soluções tampão pH=4,01 e pH=6,86
•Amostras de água (destilada e da torneira), refrigerante (coca-cola e guaraná),
• HCl 0,1mol/L, Vinagre (4%