Potencial de membrana e ação
- Quais componentes contribuem para o potencial de repouso?
Citosol e o Fluido Celular: A água é o principal elemento dos fluidos tanto intra como extracelular, e íons dissolvidos na água é que geral potencial de repouso e de ação. Moléculas polares tendem a se dissolver em água.
Membrana Fosfolipídica: Como substâncias polares se dissolvem na água, substâncias apolares não interagem quimicamente com ela. A membrana possui camada fosfolipídica que interage com substâncias apolares e tem um grupo polar que interage com a água.
Proteínas: São as enzimas que catalisam reações químicas nos neurônios, o citoesqueleto que confere uma forma especial ao neurônio e os receptores que são sensíveis aos neurotransmissores. Os potenciais de repouso e ação são dependentes de proteínas que atravessam a bicamada lipídica, essas proteínas - canais iônicos - definem passagens para íons através da membrana neuronal.
Canais iônicos: formados por moléculas proteicas que atravessam a membrana. Uma propriedade importante da maioria dos canais iônicos, especificada pelo diâmetro do poro e pela natureza dos grupamentos R que o revestem é a seletividade iônica. Canais de potássio são permeáveis ao k+ e canais de sódio permeáveis ao Na+. Ainda nos canais existem os portões que podem ser abertos ou fechados por alterações no microambiente local da membrana.
Bombas iônicas: algumas proteínas organizam-se para formar