Potencial de Açao
1-Potencial de repouso em uma membrana:
Os três grandes íons envolvidos no potencial de membrana e potencial de ação são: Na+, K+ e Cl-.
Numa célula em repouso, diz-se que ela está polarizada quando ela está negativa dentro e positiva fora. A negatividade interna é causada por várias substâncias que estão em maior concentração no interior celular.
A estrutura responsável por manter essa positividade fora da célula é a bomba de sódio-potássio. Ela joga 3 íons de Na+ para fora da célula e coloca 2 íons k+ para dentro. Então, a tendência do k+ é de ficar dentro da célula e do Na+ fora. Acontece que não é uma troca proporcional, pois saem mais íons Na+ do que entram K+. Dessa forma, o lado externo da membrana fica com mais cargas positivas que o lado interno.
2-Canais de Na+ e K+:
Existem canais de Na+ e K+ que são proteínas específicas, em forma de canais que permitem a passagem de íons entre o LIC e o LEC. São por estes canais que acontecem o vazamento destes íons.
3- O potencial de ação neural
O potencial de ação (PA) significa que há uma modificação brusca no potencial de membrana em repouso, ou seja, o LEC fica (-) enquanto o LIC fica (+), devido às variações bruscas no movimento dos íons Na+ e K+. Somente estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da fibra podem desencadear o PA. Como ocorre o potencial de ação?
Fase de repouso: neste momento a membrana está em repouso ou polarizada: (-) dentro e (+) fora ou seja, maior [Na+] fora e maior [K+] dentro.
Período de despolarização: esta é a primeira fase do Potencial de Ação, onde há alteração brusca do potencial de repouso da membrana: ela fica (+) dentro e (-) fora devido a abertura rápida dos canais de Na+. Para que haja o período de despolarização, é necessário, que ocorra um estímulo limiar para iniciar o Potencial de Ação.
Período de repolarização: esta fase é a recuperação do potencial de membrana em repouso em que a membrana retorna a sua