potencia hidrico
Os potencias de água das células duma planta são os parâmetros que determinam todo o movimento da água na planta. Consoante o potencial de água do conteúdo vacuolar duma célula for menorou maior do que o potencial de água do meio que a rodeia assim a água se desloca do meio para a célula ou em sentido inverso.
Os métodos existentes que se recorre com vista a medir o potencialhídrico envolve determinações do potencial hídrico de um meio no qual a célula não absorve nem perde água, ou seja, onde há o equilíbrio hídrico entre o meio e a célula. No presente trabalho compararemosdois métodos testados com vista a medir o potencial hídrico, em ambos foi usado como célula de cultura o tubérculo da batateira.
O primeiro método que testamos foi o gravimétrico que consiste empesar o tecido, no nosso caso cilindros do tubérculo da batata, antes e depois de ser imerso em soluções de potencial osmótico conhecido. A percentagem da mudança de peso é graficada e o potencialhídrico é igual ao potencial osmótico da solução incubadora na qual não existem mudanças no peso do tecido.
O segundo método que testamos é de Chardakov que consiste em uma maneirarápida de determinar o potencial hídrico de um tecido.Depende basicamente de uma mudança da densidade de solução onde o tecido é emergido. A solução ganha ou perde água de acordo com o potencialhídrico do tecido (o movimento de solutos entre o tecido e a solução é negligenciável). As alterações de densidade são observadas através do comportamento de uma gota de azul-de-metileno.
ObjetivoDeterminar o potencial hídrico das células do tubérculo da batateira pelos métodos Gravimétrico e Chardakov. Com os resultados obtidos devemos comparar os valores obtidos em cada caso e as vantagens edesvantagens de cada método.
Material e métodos
Resultados
Tabela 1- Registo de parâmetros experimentais usados na determinação do potencial de tecido de batata pelo método gravimétrico...