Potencia eletrica
ELÉTRICA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA
POTÊNCIA ELÉTRICA
29/03/13
1. OBJETIVO
Este experimento tem como finalidade montar e analisar dois circuitos com resistores de mesmo valor ôhmico e diferentes valores de potência, sendo um circuito em série e outro em paralelo levantando a curva de potência em função da corrente e observar o Efeito Joule.
2. INTRODUÇÃO
A potência elétrica é uma grandeza física que busca mensurar a quantidade de energia que está sendo convertida para a forma elétrica ou da elétrica para outras formas a cada unidade de tempo considerada. Não se deve confundir potência elétrica com potencial ou mesmo diferença de potencial elétrico, sendo essas grandezas completamente distintas por definição. Ao passo que o potencial e a diferença de potencial elétrico são medidos em volts (V), a potência elétrica é medida em watts (W). Em sistemas elétricos, a potência desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo. Isto é,
Onde é o valor instantâneo da corrente e é o valor instantâneo da tensão. Se está em amperes e em volts, estará em watts. Potência elétrica pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado espaço de tempo. Uma potência de 1 watt corresponde a conversão de 1 joule de energia a cada segundo. Num sistema de corrente contínua em que e se mantenham invariantes durante um dado período, a potência transmitida é também constante e igual ao produto . Nos sistemas em que ou são variáveis temporais, é possível determinar a potência média desenvolvida durante um intervalo de tempo a partir da integração temporal da potência instantânea:
onde é o valor da corrente no instante e o valor da