Potência Elétrica
Laboratório de Eletricidade e Circuitos Elétricos
Licenciatura em Física – Z3
Professora responsável: Sônia Maria Rodrigues
Camila Malavazi – 0766313
Érika da Cunha Rodrigues – 0766232
Data da realização do experimento: 13/10/2008
Data da entrega do relatório: 20/10/2008
Objetivos: Levantar a curva da potência elétrica em função da corrente de um dado resistor e observar o efeito Joule.
Introdução teórica:
Correntes elétricas são produzidas em condutores pela ação de um campo elétrico aplicado, por exemplo, por uma bateria. Neste caso, a energia química da bateria está sendo transformada em energia cinética dos portadores de carga. A resistência do condutor, por sua vez, transforma a energia mecânica em energia térmica; um aparelho resistivo em funcionamento transforma continuamente energia elétrica em energia térmica.
Como em qualquer processo onde há atrito, a energia é dissipada na forma de calor. A energia transferida pelo aparelho ao ambiente, por unidade de tempo, é denominada potência dissipativa e aparece indicada nas chapinhas ou impressos dos aparelhos elétricos resistivos. A dissipação de energia no resistor (quando uma corrente elétrica passa por um condutor ele se aquece) é denominada efeito Joule, que é a transferência de energia para o resistor ou suas vizinhanças.
As aplicações do efeito Joule são diversas: lâmpadas incandescentes, fornos e fogões elétricos, aquecedores, fusíveis de segurança, chuveiros elétricos (a informação de 2800W que aparece no chuveiro indica que este quando em funcionamento, transforma 2800 Joules de energia elétrica por segundo) e até instrumentos de medição como amperímetro térmico que consiste em um fio metálico pelo qual existe a passagem de corrente elétrica que se deseja medir, em comunicação com esse fio está um ponteiro, quando a corrente passa, o condutor se aquece e se dilata, é conhecido que essa