Postura e movimentos
1.1 Bases de Estudo
Para que possamos entender melhor os conceitos e exemplos que virão no decorrer dessa apostila, usaremos como bases de estudo três ciências, são elas biomecânicas, fisiológicas e antropométricas, sendo que cada uma dela trata, respectivamente, de análise física dos movimentos do homem, estudo das estruturas e funções do organismo humano e medidas do corpo humano.
1.1.1 Bases Biomecânicas
Biomecânica é uma disciplina entre as ciências derivadas das ciências naturais, que se ocupa de análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, de análises físicas de movimentos do corpo humano. Quando dimensionamos a biomecânica no contexto das ciências derivadas, cujo objetivo é estudar o movimento, devemos lembrar que esta reinvindicação científica apoia-se em dois fatos fundamentais: a) a biomecânica apresenta claramente definido seu objeto de estudo, definindo assim sua estrutura de base do conhecimento; b) seus resultados de investigações são obtidos através do uso de métodos científicos próprios, envolvendo todas as etapas do trabalho científico.
A biomecânica recorre a um complexo de disciplinas científicas, e, particularmente no caso da biomecânica pode-se observar uma estreita relação entre as necessidades e exigências da prática do movimento humano. Definimos que a ciência que descreve, analisa, e modela os sistemas biológicos é a biomecânica, logo uma ciência de relações altamente interdisciplinares dadas à natureza do fenômeno investigado.
No processo de investigação do movimento em biomecânica, busca-se a definição de um método para a orientação da análise experimental, procedimento que poderá envolver uma técnica ou um conjunto delas permitindo o esclarecimento de problemas na estrutura da investigação. Assim, o primeiro passo é o estabelecimento de objetivos para o desenvolvimento da análise do movimento humano. Outro aspecto muito importante em estudos biomecânicos é o desenvolvimento de uma