POSTURA DOCENTE E DEFICIENCIA INTELECTUAL Nf 2015
Módulo 5 - Atividade Supervisionada
Disciplina: Postura Docente e Deficiência Intelectual
Município: NOVA SANTA BÁRBARA –PR 17/07/2015
Alunos
MATRÍCULA
NOME
21918
FERNANDA VICENTE ELIAS DE ALMEIDA
Para postar esta atividade, clique em Meus Trabalhos > Link Enviar Arquivo. LEMBRE-SE de informar no envio, o código de todos os participantes.
Produção textual com, no mínimo dez e, no máximo quinze linhas.
Garantir a educação para todas as pessoas portadoras de deficiência, se constitui um processo muito novo em na legislação atual. Daí a razão pela qual a escola ainda privilegia apenas aqueles considerados “normais e perfeitos”. Como o professor com alunos de inclusão, tem conseguido superar os desafios do dia a dia?
Sabe-se que as deficiências existem desde o início da humanidade. Devemos ter o pensamento reflexivo a respeito da evolução histórico cultural mediante às pessoas com deficiências. É no ideário desse universo que insistimos como papel primordial do educador: romper barreiras, superar obstáculos, quebrar paradigmas, inverter papéis conservadores que a escola têm cultuado, ressignificar a figura do educador, chamando-o a uma nova prática, a da inclusão, observando processos educativos pertinentes à implementação e desenvolvimento de práticas sociais educativas, nas quais a inclusão escolar constitue-se em um direito de todos e de todas, cujas diferenças não sejam obstáculos ao sistema de ensino, mas sim com um atributo somatório que respeita à diversidade. Portanto, ser ou não ser preconceituoso mediante a deficiência, reflete na postura educacional em cada sala de aula. Se o docente tem preconceitos, precisa transmutar este pensamento.
O professor da educação especial e inclusão precisa insistir em suas qualidades e capacidades profissionais. Deve sempre apreender e desenvolver sua prática docente da melhor maneira. Isso