Postulados
Também conhecidos como “Pilares da Contabilidade”, por assim formarem a camada que se edifica a teoria contábil, os Postulados demonstram informações ou constatações básicas de suma importância, porém estas não serão submetidas a verificação, e por assim , tornam-se base de desenvolvimento da Teoria da Contabilidade.
Representam a base sobre a qual se desenvolve todo o raciocínio contábil. Envolve o ambiente e as condições em que a contabilidade deve atuar.
Os que mais interessam à Contabilidade são os POSTULADOS AMBIENTAIS. Dos Postulados Ambientais, os fundamentais são: Postulado da Entidade Contábil e o Postulado da Continuidade. O postulado da entidade defende que as transações econômicas são levadas a termo por entidades e a Contabilidade se mantém distinta das entidades dos sócios que a compõem. Já o postulado da continuidade considera a entidade como sendo "algo em continuidade", tendo como principal objetivo utilizar ativos para servirem à entidade e assim produzir a receita.
2 - Natureza dos postulados
Segundo Iudícibus (2010)
Uma vez definidos os objetivos da contabilidade, temos que pensar numa estrutura conceitual de cúpula apta a favorecer e atingi-los.
O ideal seria poder partir dos objetivos, explicitar os postulados em grau de detalhe cada vez maior, além de exporem qual deveria se a sequencia ideal, e uma tentativa de entender os conceitos fundamentais como se encontram no momento e aplicações de entendimento, usando adequar-se a novas necessidades.
Um postulado pode ser definido como uma preposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita a verificação. A categoria de postulado em contabilidade abrange uma área de atração mais ampla do que a própria disciplina e relaciona-se com certos aspectos ambientais. Postulados podem ser meras exposições de verdades, porém, por serem triviais, deixam de ter utilidade, entretanto postulados normativos em sua formulação, ou seja, os