Postulados de Einstein
Postulados de Einstein
2013 Antes de Einstein desenvolver sua Teoria da Relatividade Restrita, a teoria aceita para o problema da relatividade era a de Galileu, porém acharam um problema nela, que foi detectado ao medir a velocidade da luz. Ela foi medida vindo de diversos pontos e não se encontrou nenhuma alteração em sua velocidade, ai percebeu que havia algo errado.
Em 1905 Albert Einstein, com apenas 26 anos de idade, publicou no Anuário Física Alemão, vários trabalhos, e um deles era sobre a Teoria da Relatividade Restrita ou Especial. Essa teoria permitiu explicar vários fatos ainda não esclarecidos. Sua argumentação dentro da teoria se desenvolveu a partir de dois postulados, ou seja, duas afirmações consideradas válidas e não necessitam de demonstração. Os dois postulados que Einstein apresentou foram:
1º postulado -> As leis da física São as mesmas em todos os referenciais inerciais. As leis da Mecânica e do Eletromagnetismo funcionam da mesma forma em qualquer referencial inercial, fazendo com que assim não tenha nenhum sistema referencial inercial preferencial. Por exemplo, as leis da física não poderão dizer se a pessoa está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme porque os dois estão em inércia e quando é assim não há lei da física que prove de qual jeito a pessoa está.
2º postulado->A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor C em qualquer referencial inercial, independentemente da velocidade da fonte de luz. Imagine uma pessoa dentro de um foguete próximo a velocidade da luz. Então, você observa pela janela e vê a luz do sol passando ao seu lado.
O que teoricamente aconteceria, antes do segundo postulado, seria que você veria a onda de luz passar mais lentamente, podendo observar as fases dessa onda.
Porém, se pensarmos, toda imagem que vemos é resultado da luz captada pelos nossos olhos, então como poderíamos ver algo se atingirmos a velocidade da luz? O