Postulados
Postulato 1: Escassez
Os recursos da sociedade são limitados, isso significa escassez. É impossível todos terem todas as coisas que querem. Não existe problema econômico sem escassez. Devido a escassez de recurso, quando se toma uma decisão econômica, geralmeente se paga alguma coisa.
Postulado 2: Escolha Escassez impoe a necessidade de escolher entre alternativas possíveis.. Se queremos produzir mais de um bem, teremos que produzir menos de outro bem. Ou seja, para se obter alguma coisas deve-se sacrificar outra.
Postulado 3: Comportamento Individual Maximizador Ressaltamos nesse postulado a idéia de individualidade. Os agentes econômicos tomam decisões com algum objetivo em mente, e essas decisões são tomadas para se alcançar esse objetivo. Existem teorias bem estabelecidas sobre o comportamento individual, enquanto a teoria de comportamento em grupo não é tao bem desenvolvida.
Postulado 4: Substituição As pessoas estão dispostas a fazer as escolhas que a escassez de recursos exige, isso significa subtituição. Este postulado diz que entre quaisquer dois bens A e B que desejamos, estamos dispostos a abrir mão de um pouco de A para receber um pouco de B. Esse postulado pode soar inócuo, porém é bastante geral: estamos dispostos a abrir mão de um pouco de A para recebermos um pouco do bem B, quaisquer que sejam os bens A e B. Essa substituição normalmente envolve pequenos incrementos dos bens, que são chamados de marginais pelos economistas.
IMPLICAÇÕES DOS POSTULADOS As pessoas e firmas tomam decisões dependendo dos custos e benefícios destas decisões. As decisões se modificam se houver alteração nestes custos e benefícios. Portanto, podem ser colocados incentivos na economia para induzir as pessoas ou firmas a tomarem certas decisões. Por exemplo, se o preço do combustível aumentar, os consumidores reduzem o uso do automóvel.
É de fundamental importância em economia o reconhecimento de que os