Possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criam valor.
Módulo: 4 Diagnóstico Empresarial e Gestão
Atividade: Individual
Título: Possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criam valor.
Aluno: Marcos Vinicius Serafini
Disciplina: Administração Finan- ceira: Avaliação do Desempenho Empresarial
Turma: AFADEEAD_T0139_0814
Introdução
As empresas brasileiras tem enfrentado um cenário cada vez mais competitivo devido aumento de optantes pelo mercado aberto de capital. A globalização está presente trazendo oportunidades, mas também exigindo melhor preparo e modernização nas formas de administrar e para tanto pe necessário formas mais modernas e eficientes de avaliar a performance do negócio. São frequentes as aquisições e as fusões. Por isso há preocupação dos proprietários em manter seu negócio crescendo e atendendo as expectativas de retorno sobre investimentos. Assim tornam-se salutar modelos de análise econômico-financeiro mais adequados e modernos que melhorem a capacidade de avaliação da saúde financeira das empresas. Acertar na tomada de decisão permite investir melhor e conquistar maiores resultados. Com este ponto de vista é possível e é preciso criar valor.
Possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criarem valor
As instituições financeiras utilizam para suas análises de performance modelos antigos, baseados em indicadores não totalmente seguros e confiáveis. Os limites de crédito são atribuídos, na maioria das vezes, somente ao lucro obtido e não em função da análise de longo prazo dos mercados pretendidos.
A criação de valor deve levar em consideração um conjunto de variáveis que seguem modelos já utilizados por empresas que conferem em seus resultados, crescimento sustentável, indicadores transparentes e de fácil interpretação. Os modelos mais utilizados hoje não garantem essas necessidades.
O perfil de gestão adotado pelas empresas brasileiras também é uma possivel razão para não criarem valor. Muitas empresas são